Business Intelligence: para quem quer crescer e prosperar como poucos

Business Intelligence: para quem quer crescer e prosperar como poucos

“Dados são o novo petróleo”, frase do matemático Clive Humby e que todo empresário deveria prestar atenção no que ela transmite. Humby nos mostra que os dados gerados e coletados por diversas tecnologias no nosso dia-a-dia podem ser extremamente valiosos. Isso porque, assim como o combustível fóssil, dados precisam ser trabalhados e refinados para que se transformem em informações importantes. Nessa etapa, o Business Intelligence acontece.

A etapa de refinamento e transformação de dados ainda é um desafio para a maioria das empresas brasileiras. Segundo o estudo do Boston Consulting Group (BCG), 61% das empresas brasileiras entrevistadas ainda estão no início da abordagem de campanhas de marketing com uso de dados de terceiros ou próprios, Nascente e Emergente. Para ter uma ideia, a União Europeia tem metade de suas empresas no mesmo estágio.

Muitos empresários ainda obtêm informações dos dados e não encontram sentido neles. Outros, ainda, interpretam de forma errada e tomam uma direção não assertiva. Parece algo simples, mas é por conta de tomadas de decisões incertas que um negócio pode ficar prejudicado.

Enquanto para empresários essas planilhas parecem estar em uma língua que não entendem, existem especialistas que traduzem isso com facilidade. Ou seja, para uns as planilhas são um amontoado de dados que não conversam entre si e lutam contra o tempo para fazer seu negócio prosperar. Já para os profissionais de Business Intelligence, traduzir dados é como brincadeira de criança.

Mas o que é Business Intelligence?

Muitas pessoas acham que Business Intelligence é simplesmente uma ferramenta ou um software, mas não exatamente. Antes de qualquer coisa, vamos entender o termo. Em tradução livre, Business Intelligence pode ser chamado de inteligência empresarial. São informações relacionadas à empresa como um todo.

Essa inteligência une todas as áreas da empresa, desde o marketing até o financeiro. Em outras palavras, é a coleta e a organização dos dados do seu negócio por meio de ferramentas e softwares que otimizam e simplificam as informações corporativas. Dessa forma, transformam os dados em informação acessível e compreensível. Mais do que isso, é importante para a tomada de decisão, fundamental a qualquer empresário.

Tomar decisão sem “achismo”

Quando avaliamos a tomada de decisão, pensamos em autonomia e isso leva a um erro principiante de muitos empresários. Confiar no “achismo” para tomar decisão nada mais é que realizar uma ação por meio da intuição corporativa ou até mesmo pessoal. Na maioria das vezes, executar um negócio por subjetividade, sem planejamento prévio e que não esteja baseado em números só tem um resultado: desastre.

Para que seu resultado seja diferente disso, escolha um especialista em Business Intelligence para analisar seus dados. Com isso, os dados são refinados, trabalhados e analisados. É como se sua empresa passasse a usar óculos para corrigir a visão “míope” e tomar a direção correta. Para que se arriscar com o caminho todo embaçado?

Os dados são realmente importantes?

Não precisa ser nenhum especialista para saber que o mercado se torna mais competitivo a cada dia que passa. Independente do seu segmento corporativo. O fato é que ter indicadores, inclusive visuais, que norteiem suas decisões, contrapõem seus resultados no período estabelecido. Além disso, direcionam os objetivos da sua empresa e tornam o negócio mais atraente tanto para investidores quanto para clientes.

Isso se deve aos benefícios adquiridos pelas informações por meio dos dados. Melhorias tangíveis tanto no dia a dia, quanto a longo e médio prazo. Com o Business Intelligence você tem mais agilidade, eficiência e assertividade, por exemplo. Além desses, é possível detectar erros passados e, dessa forma, prevenir de serem cometidos novamente. A análise de dados de forma adequada permite avaliar a saúde financeira de sua empresa, além de dar as ferramentas necessárias para gerenciar seu negócio de forma simples e completa.

Use seus óculos

Contratar um tradutor de dados ou uma empresa especializada em Business Intelligence é colocar os óculos que sua empresa precisa para investir em um fluxo de caixa saudável. Como resultado, você traça rotas mais curtas e efetivas de crescimento. Acredite, isso não é um feito para muitos. É uma ação para aqueles que escolhem ter como um dos princípios da empresa a cultura de análise de dados por meio da inteligência empresarial. Dessa forma, só há uma solução para esses fatores: crescer e prosperar como poucos.

Entendemos que informação é o ativo mais valioso de uma organização. As análises dos dados gerados por uma empresa permitem que os gestores compreendam o comportamento histórico da empresa. Por meio desse conhecimento é possível estabelecer metas com mais precisão, além de definir estratégias de marketing e vendas mais assertivas.

Mesmo com tantos desafios trata-se de um movimento massivo do mercado. O que obriga empresas, de todos os tamanhos, a superarem estes obstáculos. Dessa forma, tornarem-se Data-driven o quanto antes para se manterem vivas no mercado.

A Data2go é especialista nesta etapa de transformação e visualização de dados. Entre em contato conosco para ajudarmos sua empresa a montar os seus óculos.