Como construir sua marca pessoal no LinkedIn com autoridade

Não importa seu objetivo. Seja desenvolver relacionamentos de negócios, subir alguns degraus na escala corporativa ou mesmo consolidar sua própria empresa, a marca pessoal é seu ativo mais poderoso no LinkedIn.

A plataforma oferece oportunidades ímpares para promover sua imagem, destacar suas conquistas e fazer networking com pessoas que compartilham dos mesmos interesses.

Mas como dar os primeiros passos e aproveitar todo potencial que ela tem a oferecer?

Nosso time de especialistas preparou este guia prático, que traz passos simples para construir sua marca pessoal do zero e desbloquear novas oportunidades de crescimento para sua carreira ou gerar novas oportunidades de negócio. 

Como construir sua marca pessoal no LinkedIn 

Primeiro, é importante saber o que é personal branding, ou simplesmente marca pessoal. Se conhece o básico do branding, pode pular essa parte e ir direto ao próximo tópico.

Basicamente, uma marca é um conjunto de signos (ou “símbolos”) que diferenciam uma empresa de seus concorrentes. Logo, pensar sua marca pessoal é pensar nas principais características que te diferenciam de outras pessoas.

Assim, o personal branding é, na prática, apenas mais uma forma de branding. Pense você mesmo como uma “eupresa” e pondere algumas questões: 

  • Defina seu propósito: o que você pretende com sua marca pessoal? Quais são seus objetivos? 
  • Identifique seu público-alvo: quem você quer alcançar com sua marca pessoal? 
  • Crie uma proposta de valor única: o que te diferencia dos demais em sua área? Como você resolve as dores de seu público?

Respondendo a essas perguntas, você dá os primeiros passos para estabelecer sua própria brand persona. Elas são a base de qualquer estratégia de LinkedIn, sem as quais perde consistência. A partir daqui, existem vários caminhos possíveis – não há um conjunto estático de regras a seguir. Tudo depende da complexidade dos seus objetivos.

A seguir, vamos tratar das principais qualidades de uma marca pessoal no LinkedIn.

Elementos de um perfil de sucesso

Para criar um perfil que se destaca na multidão, é preciso combinar estrategicamente autoridade, autenticidade, consistência e identidade (tanto verbal quanto visual).

Autoridade 

É construída a partir das conquistas e conhecimentos acumulados ao longo de sua jornada, saber comunicá-los é o que consolida percepção de autoridade em sua audiência.

Compartilhe conteúdos e insights de alta qualidade, que agreguem valor aos seus leads. Evite falar de assuntos que você não domina, para não parecer superficial e ter sua imagem prejudicada.

Envolva-se ativamente com sua rede, participando de discussões, comentando postagens e ingressando em grupos relevantes para demonstrar seu conhecimento e conectar-se com outras pessoas. Isso é especialmente importante para profissionais interessados em estratégias de vendas B2B.

Autenticidade 

Ela é o que vai trazer confiança e identificação para com sua pessoa. Não adianta ter um currículo robusto e se portar feito um robô na rede – ninguém vai se interessar pelo que tem a dizer.

Seja genuíno em suas interações e procure trazer seu tom de voz aos conteúdos. Mas lembre-se: ser “autêntico” nem sempre é o mesmo que ser “espontâneo”.

Especialmente considerando o caráter profissional do LinkedIn, é preciso ter cuidado, critério e estratégia na hora de se posicionar e se comunicar.

Consistência 

Uma marca consistente é aquela que estabelece um padrão em sua comunicação, com identidades visual e verbal muito bem definidas e aderentes aos seus propósitos.

Tenha a certeza de passar uma mesma mensagem em toda sua comunicação, de forma clara e consistente.

Se optar por produzir conteúdo, tenha o cuidado de manter certa frequência de publicação (2-3x na semana é o ideal, sobretudo para conteúdos rápidos, dicas e insights). Isso é fundamental para elevar seu engajamento.

Identidade visual e identidade verbal 

Tenha sempre em mente que a consistência de sua marca é reflexo da identidade que lhe foi atribuída.

Existem várias maneiras de se posicionar, e todas requerem um bom grau de coerência.

Se seu perfil for mais tradicional, pense em cores e tonalidades mais sóbrias e um tom de voz mais formal, por exemplo. Se for mais disruptivo, a estratégia muda.

Repare que todos esses elementos andam de mãos dadas e que eles precisam estar em sintonia para estabelecer uma brand persona impactante. 

Criação de conteúdo

Nem todo mundo precisa criar conteúdo para estabelecer sua marca pessoal na rede.

No entanto, se um de seus objetivos é construir percepção de autoridade ou desenvolver relacionamentos de negócios e encontrar clientes B2B, então recomendamos fortemente que você publique posts ao menos uma vez na semana, para nutrir seus leads.

Perfis pessoais tendem a ter um alcance orgânico muito melhor que perfis empresariais, e os posts no In têm maior vida útil que em outras redes.

Procure compartilhar insights, atualizações e tópicos de interesse relacionados a seu nicho de atuação.

Agregar toques pessoais que tenham relação com a pauta ajuda a deixar seu conteúdo mais autêntico.

Preocupe-se menos com algoritmo e mais com a qualidade e com o valor que se propõe a entregar em cada publicação, especialmente no início. 

Como otimizar seu perfil para construir uma marca pessoal de sucesso 

Mulher brasileira se arrumando de frente ao espelho. O reflexo mostra-a vestida de traje executivo. Representação da construção de marca pessoal no LinkedIn

Primeiras impressões importam. Em muitos casos, seu perfil do LinkedIn será o primeiro ponto de contato para potenciais clientes, empregadores ou colaboradores. Para causar uma primeira impressão forte e positiva, que demostre seu profissionalismo e suas competências, é preciso atenção aos detalhes.

Otimizar seu perfil ajuda, e muito, no posicionamento frente aos mecanismos de busca, o que impulsiona resultados. 

Foto e capa de perfil 

Sua foto é provavelmente o primeiro elemento que alguém verá ao visitar seu perfil. Tenha certeza de que você está reconhecível.

Prefira fotos recentes, em fundo neutro e que mostrem bem o seu rosto. Não tenha vergonha de mostrar o seu sorriso, pois sorrisos encantam e geram empatia.

Para a capa de perfil, aquele banner logo no topo, prefira imagens que te associem visualmente à empresa em que trabalha ou ao serviço que presta, especialmente se for do nicho B2B.

Imagens aleatórias, que não trazem qualquer associação profissional, não são indicadas para sua percepção de autoridade. 

Título 

Ao lado da foto, é um dos primeiros pontos de contato de seu lead. É uma excelente oportunidade de destacar suas principais habilidades e proposta de valor.

A prática mais comum é indicar sua principal atividade e áreas correlatas.

Exemplo: Copywriter | Marketing | Estratégia de Conteúdo | etc.

Outra prática bem validada, especialmente para perfis voltados à prospecção de clientes, é trazer logo de cara sua proposta de valor, sem rodeios.

Exemplo: “Ajudo você a se posicionar estrategicamente no LinkedIn”

Inclusive, muitos perfis relevantes optam por uma espécie de mescla entre as duas.

Algumas pessoas que trabalharam em grandes empresas gostam de demonstrar isso no título, posicionando-se como “Ex-EMPRESA TAL”.

Não é uma prática recomendada, pois a empresa passa a ser o seu adjetivo principal (“o fulano de tal lugar”), limitando o potencial que sua marca pessoal pode alcançar. 

Seção “Sobre” 

Aqui, o erro mais comum é tratá-la como o próprio currículo, quando na verdade o mais astuto é usá-la como uma extensão deste.

Seu perfil possui seções específicas para tópicos curriculares, que são as próximas de que vamos tratar.

Nesta, você deve aproveitar para comunicar suas propostas de valor de modo mais detalhado.

Em vez de apenas repetir suas experiências, habilidades e formação, destaque suas principais conquistas e detalhe em poucas palavras como elas geraram valor para as pessoas à sua volta.

Aproveite também para inserir palavras-chave de interesse dos seus leads, otimizando seu perfil para mecanismos de busca.

Criatividade e storytelling são muito bem-vindos por aqui! 

Experiências 

Agora sim, chegou a hora de pensarmos no perfil como um currículo. Esta é a seção para demonstrar onde trabalhamos e quais atividades desempenhamos em cada lugar.

Com uma descrição precisa e objetiva, as pessoas conhecem melhor seu trabalho, as funções que desempenha e o que esperar de você.

Além disso, é um bom espaço para explicar sua dinâmica de trabalho, metas alcançadas, valores entregues, habilidades desenvolvidas e missões cumpridas.

Objetividade, concisão e clareza são as palavras de ordem aqui. 

Formação acadêmica, licenças e certificados 

Não tem muito segredo: mostre seu conhecimento acadêmico e os cursos e certificações mais relevantes de sua carreira.

Em Formação acadêmica, há um bom espaço para narrar pontos relevantes de sua graduação (ou pós), como programas de Iniciação Científica, intercâmbio, participação em seminários etc.

Em Licenças e certificados, dê preferência àqueles de maior peso e que estão mais aderentes à imagem que você quer passar.

Especialmente após a pandemia, a internet está inundada de cursos de “especialistas em duas horas”. Embora alguns realmente sejam bons cursos introdutórios, não é uma certificação que agrega muito.

Ao final do perfil, há uma seção específica para Publicações, em que você pode compartilhar livros, artigos ou qualquer publicação relevante de sua autoria. 

Competências e recomendações

Já reparou que, quando você adiciona um novo cargo em “Experiências”, um novo curso ou certificado, a plataforma recomenda competências que lhes são relativas?

Cada formação ou experiência nova lhe permite listar até 5 competências. No total, seu perfil não pode acumular mais de 54.

Por isso, é importante planejar bem e destacar aquelas que têm mais a ver com seu perfil. Caso já tenha atingido o limite, você pode revisá-las e alterá-las.

Conforme você vai se destacando na rede, as pessoas escreverão recomendações para endossar determinada competência sua.

É um excelente gatilho de prova social e um atestado incontestável de autoridade.

Você pode abordar pessoas e clientes com quem teve boas experiências e pedir que lhe escrevam uma recomendação, respeitando sempre os limites do outro.

Há ainda as partes de Idioma e Interesses, mas são bem autoexplicativas e não há muito o que se discutir nelas.

Ao completar todas as partes de perfil aqui listadas, conforme nossas diretrizes, sua marca pessoal no LinkedIn estará pronta! 

A dica final

De modo prático e didático, definimos as melhores estratégias para construção de marca pessoal no LinkedIn.

Você deve ter percebido, ao longo da leitura, que não se trata de um processo estático.

Primeiro, porque a plataforma e o algoritmo estão em constantes mudanças. Segundo, porque seus objetivos também podem mudar com o tempo, pois há muitos fatores envolvidos.

A ideia é que você tenha este pequeno guia sempre à mão e faça avaliações periódicas de seu perfil, ajustando para o que faz sentido para suas metas.

Tenha em seu radar qualquer métrica relevante e nunca se esqueça: foco sempre no público que você quer impactar.

Se ficou alguma dúvida, pergunte aqui nos comentários para saber a opinião de nossos especialistas.